21 de setembro de 2011

Reboot em HOMEM-ARANHA

Vejo num futuro próximo um certo alvoroço por um filme que considero totalmente desnecessário. O filme de meu grande herói. O novo filme do HOMEM-ARANHA!

Mas, por que desnecessário?!?!

Meu descontentamento em nada tem a ver quanto a trama, atores ou direção. Mas tudo quanto aos poderosos da industria Hollywoodiana. Ou devo identificá-los como repressores do talento???

Falo das vozes que comandam aquela que produz os filmes do aracnídeo, que, por uma segunda vez, tentaram impor sua vontade no quarto longa para o HOMEM-ARANHA do genial Sam Raimi. Eles decidiram que o Lagarto seria o vilão e se mostraram irredutíveis, mesmo sabendo que Sam tinha um outro argumento a contar, não levando em consideração que parte do sucesso dos filmes, que contam com a popularidade do personagem, claro, vieram da maneira como conduziu o filme a rédeas curtas, fazendo parte de todas as etapas de produção. Cuidando da trilogia como um pai cuida de um filho querido.

Lembrando o "desastre" que foi o ato de submeter-se a vontade arbitrária dos poderosos em HOMEM-ARANHA 3 digo desastre por saber que não foi como Sam planejou, tendo que excluir inúmeras cenas para inserir a trama que culminaria na chegada de VENOM, personagem que substituiu o ABUTRE quando cedeu a pressão dos poderosos. 'Não é do conhecimento da grande massa, mas a informação pode ser conferida no comentário do diretor nos extras do DVD HOMEM-ARANHA 3' , Sam tomou uma difícil decisão:

"Se tiver que inserir o Lagarto em HOMEM-ARANHA 4, estou fora."

Cuidadoso quanto a sua arte, nunca foi de revelar o vilão do próximo filme, mas se adiantou em dizer que pretendia desenvolver Dr. Connors na 4° parte e fazer de HOMEM-ARANHA 5 o momento d'O LAGARTO. Olhando para trás, vejo no surpreendente ato uma última tentativa de ganhar apoio da massa nerd, esperando que assumissem uma posição ao seu favor. O que não aconteceu! E os poderosos, desconsiderando a vontade de milhares de fãs desejosos por uma quarta parte da versão de Sam Raimi para o HOMEM-ARANHA, estavam realmente irredutíveis e o inacreditável aconteceu: Sam Raimi deixou a franquia do Aracnídeo e o rebot nos alcançará.

O Rebot mais desnecessário de todos os tempos!

Havia pano pra manga pra continuações de filmes ligados a a trilogia do tio Sam. E estou certo que os poderosos contavam com tais "panos", mas... nem todo mundo tem a visão cega para um passado recente e, surpreendendo a equipe de poderosos, todo o elenco, que estava ao lado do diretor, pulou fora do barco. Barco que sei que jamais irá afundar, mas que sei também que jamais terá o mesmo brilho e empolgação que a primeira versão. Aos meus olhos não terá.

Sim, verei o longa no cinema e em 3D!

Não, não estarei no cinema esperando a pior trama do ano. Sei que terá qualidade! Afinal, o roteiro aborda o HOMEM-ARANHA, um dos maiores mitos do mundo dos quadrinhos, que possui a maior e mais completa galeria de vilões e possibilidades para tramas. Mas sei também que é um erro recomeçar um caminho que seguia por estradas dignas. Toda vez que assistir O Espetacular Homem-Aranha, serei tomado por um pensamento: "E se o Rebot jamais tivesse ocorrido?!".


Trailer final legendado.

6 comentários:

  1. Caraca! Você, tem um mesmo pensamento que eu.
    Boom...Como de custume, o mundo é igual e injusto.
    Em fazer uma trama que é perfeita, fazer oque fizeram com o Sam...Praticamente forçaram ele a sair do palco do Spider...!
    Isso achei uma maldade...Esse diretor tem um talento enorme, sei que podia muito bem se sair bem. Apesar de fazer uns pequenos erros no HA3!
    Assistirei também o Espetacular Homem Aranha, e em 3D também!

    Creio que se o Sam reefizesse de onde começou...
    Com uma outra empresa para o filme..( Sei que é dificil de achar alguém melhor que Sony e Columbia )

    Mas enfim, o eterno herói terar seu brilho eterno.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai, BielSawyer. O que não podemos é equiparar o fim de uma trilogia de sucesso ao fim do mundo. Esses atos da Diretoria de Hollywood serve para que tenhamos a certeza que filmes devem ser encarados apenas como minutos de entretenimento e nada mais, pois nossa dedicação não é levada em conta e nossa voz jamais escutada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom.... Pelo trailer do filme, a história parece ser boa!!! Claro que eu preferia 1000 vezes o que Sam Raimi havia começado!!!

    Mas parece que estão querendo colocar o Homem-Aranha mais proximo da HQ. (Agora as teias dele saem por um dispositivo que o proprio Parker inventou, como na HQ) Por isso prefiro dizer por enquanto que eles estão no caminho certo!!!

    Foi da mesma forma que eu pensei que X-MEN primeira classe seria RUIM, mas acabou sendo o melhor filme dos X-MEN!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nélio... é como o texto afirma;

      "Não, não estarei no cinema esperando a pior trama do ano. Sei que terá qualidade! Afinal, o roteiro aborda o HOMEM-ARANHA, um dos maiores mitos do mundo dos quadrinhos, que possui a maior e mais completa galeria de vilões e possibilidades para tramas."

      Quando o texto foi escrito eu estava disposto a assistir ao longa. O fato de hoje eu estar decidido a não assisti-lo tem a ver com a hipocrisia que envolve as palavras dos produtores deste longa, que agem como se o reboot fosse a escolha de todos os envolvidos na equipe da trilogia anterior. Isso foi o que me levou a me manter distante do filme... não o reboot, mesmo ele sendo disnpensável.

      Excluir
  4. Eu acho que a avaliação só pode ser feita depois de ver oque foi produzido. Se sou a favor ou contra um reboot, isso depende de vários fatores. Um personagem em fase ruim pede um reboot, se estiver com a imagem desgastada também. Um personagem que está agradando pode ou não pedir um reboot, caso do Batman que passa pela melhor fase do personagem no cinema pós Joel Schumacher. O morcego está de vento em popa, mas ao final dessa trilogia, sabemos que haverão mudanças, especilamente por conta da produção do filme da Liga da Justiça. Não tem como encaixar o Batman como está num filme que será figulrado por "deuses".

    Eu ainda não assisti ao novo Homem Aranha, mas como fã que sou irei ver com absoluta certeza. Não sei oque esperar, mas tento manter os horizontes sempre abertos para não ficar fechado numa caixinha que me protege do mundo, mas limita minha visão de todo o resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o caso do BATMAN é totalmente diferente desse reboot. Lá, vai haver o reboot porque a história pedirá isso, segundo afirmam os envolvidos na produção. Sobre a questão do BATMAN do Nolan caber na Liga da Justiça... a meu ver ele cabe com perfeição. Não consigo enxergar nada no longa que impeça, pouco antes de seu final, a aparição dos tais deuses. Compreendo que essa é a escolha de quem criou a história do BATMAN que segue aclamado desde 2005 no universo cinematográfico e, por isso, não me oponho. Ao contrário do HOMEM-ARANHA, que foi um completo desrespeito com os pofisisonais envolvidos na trilogia e o público desta.

      Não... eu jamais defini O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA como ruim ou bom. Apenas afirmo que não é interessante para mim. E o dia em que assumir uma postura for entrar numa caixinha e se limitar, estou condenado a uma vida miserável.

      Excluir