31 de maio de 2013

PANINI COMICS BRASIL: A Linha DELUXE

Um breve parâmetro entre as representantes Brasil vs Espanha de uma mesma empresa.

A Panini Brasil vem fazendo um belo trabalho para os fãs Brasileiros, é inegável. Mas, se comparado ao trabalho das representantes da mesma editora em outros países [para não citar a chuva de lançamentos nos EUA, onde a comparação seria desleal, dada a força do mercado, vou usar a Espanha como exemplo nesse artigo], percebe-se que o serviço por aqui está muito aquém do que o leitor/colecionador Brasileiro merece. Ele é ávido por novos lançamentos! Compra tudo o que a Editora põe nas prateleiras!, até mesmo os volumes que não lhe interessam tanto. Precisa apenas que existam novos volumes nas prateleiras para efetuar suas compras. O que não acontece, todos sabem. Para justificar o não lançamento de esperados arcos MARVEL ou DC na linha DELUXE   que é um sucesso absoluto —, sabemos também que a editora apontará o fator vendas. Argumento esse que há tempos se revelou sem forças nesse seguimento. Pois não há tiragem dessa linha que fique por muito tempo decorando prateleiras. Duvida? Tente encontrar os seguintes (e únicos) títulos lançados nos últimos anos:

MARVEL:  
- Guerra Civil.
- Capitão América: O Soldado Invernal.
- Capitão América: A Ameaça Vermelha.
- Capitão América: A Morte do Sonho.
- THOR: O Renascer dos Deuses.
- THOR: Em Nome do Pai.
- OS NOVOS VINGADORES: Motim.
- OS NOVOS VINGADORES: Guerra Civil.

DC:
- LANTERNA VERDE: Sem Medo.
- LANTERNA VERDE: A Vingança dos Lanternas Verdes. 
- LANTERNA VERDE: Hal Jordan - Procurado.
- BATMAN e Filho.
- BATMAN: A Luva Negra.
- BATMAN: Descanse em Paz.

Naturalmente, os lançados mais recentemente (de meados do ano passado para cá) ainda são possíveis de encontrar, mas apenas eles. O que leva a pergunta:

"Se os encadernados dessa linha vendem bem, por que diabos a Panini Comics Brasil se acanha em nos brindar com o material que esperamos e iremos comprar assim que lançarem?"

A pergunta é retórica. A resposta é de conhecimento de todos: Falta confiança no leitor Brasileiro, de coragem para se arriscar e um forte comprometimento em surpreender.

Então... vamos nos aprofundar nessa dor sem remédio? Pra começar, vou falar diretamente a você, que adorou a mega-saga Guerra Civil, comprou seu belo encadernado e... só. Parou ai. Você, com certeza, adoraria ter em sua coleção DELUXE os arcos individuais, senão de todos, do seu personagem preferido. Não é uma pergunta, eu sei que você iria adorar. É, mas no Brasil tais lançamentos jamais aconteceram  salvo a rara exceção que foi OS NOVOS VINGADORES: Guerra Civil . já na Espanha, o volume de encadernados individuais lançados que servem como complemento a HQ Guerra Civil é de deixar com o queixo na mão. Veja:





Entre outros. Mas você acha que para por ai? Não para não. Aqueles encadernados do HULK que você, eu e todos nós somos loucos para ter em mãos... LINDOS!, mas que a Panini Brasil fecha os olhos e sequer considera lançar no Brasil... A Espanha tem!



Ainda no segmento das mega-sagas, aquelas que dominam todo o universo Marvel e que aqui levam uma eternidade para chegarem em formato de luxo, como o leitor Brasileiro espera. Mesmo esta tendo estado na lista de atualizações de todos os sites nerds, dada a relevância da obra, sempre que saia uma nota sobre o próximo volume na época em que a HQ protagonizava o circuito de lançamentos, a Panini Brasil parece não considerar suas impressões no formato DELUXE. Já a Panini Espanha...





Melhor parar nesses para diminuir nossa vergonha. Embora OS VINGADORES: A Queda tenha sido lançado em Brochura por aqui, estamos falando da linha DELUXE  segmento do qual o arco, OBRIGATORIAMENTE, deveria fazer parte.

Estamos chegando ao fim, mesmo com a certeza de que poderíamos continuar apontando algumas dezenas mais de encadernados que existem por lá, mas não aqui, como os volumes avançados do Capitão América, os jamais lançados por aqui do Homem de Ferro etc. Só que não antes de apontar também aqueles encadernados DELUXE que a grande maioria sequer considera, mas que por lá não são esquecidos e acabam por engrandecer a coleção de seus leitores, tornando-a mais bela, volumosa...






É, Panini...! Estamos frustrados. Reconhecemos seu trabalho hercúleo para, mês a mês, manter nas prateleiras novos lançamentos, mas o que questionamos aqui é a sequencia de franquias de luxo já estabelecidas. Os encadernados da linha DELUXE estão todos ai, prontos para serem enquadrados nos padrões da linha Brasil e lançados em seguida, deixando o leitor Brasileiro feliz. E nós os queremos! Queremos pagar por eles! Nós não nos importamos com o seu preço de capa, e, apesar de muito reclamarmos, acabamos por pagar o que você nos cobra. Pagamos porque trabalhamos, também, para satisfazer o menino que insiste em viver em nossos corações. Para isso, é preciso que você, como empresa, faça a sua parte ao estabelecer um padrão de lançamentos e encurtar o intervalo entre os volumes de um mesmo arco para, um dia, quem sabe, conquistarmos uma coleção de encadernados da linha DELUXE Brasil como essa de um fã Espanhol:


QUE INVEJA, PANINI BRASIL! QUE INVEJA!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário