20 de julho de 2013

O Homem de Aço

É tudo aquilo que você conhece, mas como nunca imaginou.

É aquela vontade sincera de colher frutas em seu quintal, com a ressalva de que não há plantas frutíferas nele. Mas se você realmente quiser experimentar o puro sabor da fruta, deve plantar a semente. E não apenas plantá-la, mas, também, mantê-la protegida de ameaças enquanto desabrocha. Você deve regá-la diariamente enquanto é testemunha de seu crescimento. E quando ela estiver erguida em seu quintal, gigante e bela, permita-se deslumbrar com o esplendor que é a beleza de uma obra concluída, porque a sua sonhada árvore está agora plantada em solo firme, pronta para lhe dar os frutos que você sonhou um dia colher.

É o recado que Nolan e Snyder deixam para a grande audiência: Plante a sua Semente.

“Clark Kent/Kal-El é um jornalista de vinte e poucos anos que se sente alienado por poderes além da imaginação. Transportado de Krypton (um planeta alienígena avançado) pata a Terra anos atrás, Clark se pergunta Por que estou aqui?. Moldado pelos valores de seus pais adotivos Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner), Clark logo que ter super-habilidades significa tomar decisões extremamente difíceis. E quando o mundo é atacado, Clark deve se tornar o herói conhecido como Superman, não só para brilhar como o último raio de esperança, mas para proteger aqueles que ama.”

31 de maio de 2013

PANINI COMICS BRASIL: A Linha DELUXE

Um breve parâmetro entre as representantes Brasil vs Espanha de uma mesma empresa.

A Panini Brasil vem fazendo um belo trabalho para os fãs Brasileiros, é inegável. Mas, se comparado ao trabalho das representantes da mesma editora em outros países [para não citar a chuva de lançamentos nos EUA, onde a comparação seria desleal, dada a força do mercado, vou usar a Espanha como exemplo nesse artigo], percebe-se que o serviço por aqui está muito aquém do que o leitor/colecionador Brasileiro merece. Ele é ávido por novos lançamentos! Compra tudo o que a Editora põe nas prateleiras!, até mesmo os volumes que não lhe interessam tanto. Precisa apenas que existam novos volumes nas prateleiras para efetuar suas compras. O que não acontece, todos sabem. Para justificar o não lançamento de esperados arcos MARVEL ou DC na linha DELUXE   que é um sucesso absoluto —, sabemos também que a editora apontará o fator vendas. Argumento esse que há tempos se revelou sem forças nesse seguimento. Pois não há tiragem dessa linha que fique por muito tempo decorando prateleiras. Duvida? Tente encontrar os seguintes (e únicos) títulos lançados nos últimos anos:

MARVEL:  
- Guerra Civil.
- Capitão América: O Soldado Invernal.
- Capitão América: A Ameaça Vermelha.
- Capitão América: A Morte do Sonho.
- THOR: O Renascer dos Deuses.
- THOR: Em Nome do Pai.
- OS NOVOS VINGADORES: Motim.
- OS NOVOS VINGADORES: Guerra Civil.

DC:
- LANTERNA VERDE: Sem Medo.
- LANTERNA VERDE: A Vingança dos Lanternas Verdes. 
- LANTERNA VERDE: Hal Jordan - Procurado.
- BATMAN e Filho.
- BATMAN: A Luva Negra.
- BATMAN: Descanse em Paz.

Naturalmente, os lançados mais recentemente (de meados do ano passado para cá) ainda são possíveis de encontrar, mas apenas eles. O que leva a pergunta:

28 de maio de 2013

Outra vez


Oito e três, espero outra vez e novamente você não apareceu.
Eu me levanto e vou embora desejando te encontrar ao sair, mas não dá em nada.

Entro no carro sem acreditar, descontroladamente
arranco e vou embora a 150 km por hora.

Mas não vejo nada em minha frente, apenas no espelho o reflexo meu.
Paro o carro, pois em minha mente de repente o seu rosto apareceu.

Eu só quero esquecer tudo o que aconteceu. Eu não vou me torturar, quem perdeu não fui eu. Amor tão grande assim você não vai encontrar. Esquece o meu nome que eu não vou te procurar.

"Refrão"

E não vou mais lembrar do nosso amor
e sentir no peito a dor, por sua amarga razão.
E no silêncio da noite você não vai me encontrar,
e você é quem vai chorar ao entender que o que a gente viveu
já não me importa mais...
Você quebrou meu coração.


Categoria: Letra de música.
Autor: Marcelo HaeS.
Data da composição: 06/06/2006.

16 de maio de 2013

OS SUPREMOS Vol. 01

É aquela velha história que você confere certo de que é mais um espetáculo de ação, e se surpreende ao perceber que a ação está em segundo plano. Os personagens e suas interações são o cerne de tudo o que está por vir.

Tardiamente tive minha iniciação no universo em quadrinhos dos heróis mais populares da MARVEL e DC Comics  que conheci pelos desenhos e filmes. Os desenhos (da década de 90) foram os grandes responsáveis por me fazer amá-los, e está como exemplo aquele robusto HOMEM-ARANHA da animação dos 90's que não me deixa mentir. Amava tanto o personagem que quase enfartei quando, pela TV, assisti pela primeira vez ao comercial do filme a estrear em 2002, onde descobri que o HOMEM-ARANHA que se balançava entre prédios era de carne e osso. Eu era inocente. Eu não tinha internet naquela época, e a surpresa foi verdadeira. 

A partir daí, entre frustrações e jóias cinematográficas, descobri em definitivo os quadrinhos quando me vi enlouquecido pelo filme WATCHMEN e quis conferir o porque os fãs da Graphic Novel não amavam o filme tanto quanto eu. Não demorou muito e eu li a HQ da série WATCHMEN, continuei amando o filme mas compreendi a insatisfação dos fãs e descobri o prazer que a leitura de uma HQ pode nos proporcionar. Partir disto para as pesquisas baseadas em opiniões de leitores-fãs sobre qual HQ comprar foi um processo natural, e um título recorrente nesta busca sempre foi OS SUPREMOS. O problema é que a edição encadernada se encontrava esgotada há muito, e nada de republicações a vista. Mas dizem que quando menos se espera é que a sorte vem... a sorte veio. Veio, e a HQ foi relançada pelo selo PANINI BOOKS. Edição Encadernada em um BIG formatão comprada, havia muita expectativa em torno da leitura, e havia também um certo receio por tudo o que essa expectativa proporcionava, porque esse é o caminho que segue em paralelo com a frustração. Mas os anos que Mark Millar e Bryan Hitch dedicaram as 13 volumes da edição não foram em vão, e agora que o primeiro arco fora devidamente conferido, revelo aqui tudo o que sempre quis descobrir.

"Homem-Aranha e Duende Verde. Os X-MEN e Magneto.
Estranhos seres com incríveis poderes surgiram para 
desafiar a ordem estabelecida, e os cidadãos comuns
estão estupefatos e apavorados. A solução do governo:
um pequeno, porém letal esquadrão conhecido como 
Os Supremos, criado para nos proteger 
das crescentes ameaças a humanidade!"

26 de abril de 2013

HOMEM DE FERRO 3

Uma surpresa esperada, porém, inesperada.

E aquele momento onde tudo precisava se conectar a um mesmo universo, fazendo referência a acontecimentos ou mostrando elementos de outros filmes, as vezes de maneira mastigada, para deixar claro para o espectador que cada película era parte de um mesmo destino... garantindo a (para alguns, incômoda) sensação de ser necessário assistir trocentos filmes para compreender o ponto final da Fase 1, popularmente conhecida por THE AVENGERS  OS VINGADORES? ...Ficou para trás. Ao menos aqui, na nova, e melhor, parte da jornada cinematográfica do HOMEM DE FERRO — o grande responsável por hoje estarmos conferindo a jornada cinematográfica dos heróis MARVEL  ficou para trás.

Guiada a mãos-de-ferro pela própria MARVEL (sem trocadilhos, por favor),  a Fase 1 foi, por assim dizer, a era de ouro nos cinemas, revelando mais acertos que erros. Acertos que se repetem aqui. Porque o filme é bom. Bom de verdade. Bom porque, em meio a inúmeras citações a fatos ocorridos em OS VINGADORES, consegue ser independente. Bom porque não oferece a mesma história, ou parte da mesma. Ao invés disso, oferecendo novidades: como um desafio verdadeiro, reviravoltas verdadeiras... mas o melhor de tudo: personagens verdadeiros. Porque o filme é bom. E se revela o melhor dos filmes solo da jornada cinematográfica Marvel, abrindo com chave de ouro o que quer que a Fase 2 nos reserve.

"Homem de Ferro 3 coloca Tony Stark/Homem de Ferro contra um inimigo sem limites. Quando Stark tem sua vida pessoal destruída, ele embarca em uma angustiante busca pelo responsável. Nessa jornada, a cada nova etapa, sua coragem será testada. Sem saída, Stark precisa sobreviver com seus próprios recursos, confiando na sua engenhosidade e instintos para proteger as pessoas próximas a ele. No contra-ataque, descobre a resposta para a pergunta que secretamente o atormentava: o homem faz a armadura ou a armadura faz o homem?"

Agora sob direção de Shane Black, que trouxe novo fôlego a jornada de Tony Stark, não se pode negar... A sinopse é poderosa!, mas, a essa altura, tendo visto tudo o que vimos em OS VINGADORES, quem poderia evitar a pergunta inevitável?:

21 de abril de 2013

BATMAN: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (DVD Duplo)

Um DVD completo em plena era do Blu-ray.


Para quem gosta de conferir a evolução de uma produção cinematográfica, o material extra da produção se faz tão importante quanto o filme. Mas... em um momento onde o DVD é ridiculamente desprezado pelas distribuidoras  que visam a migração total do grande público para o Blu-ray , é bom perceber que nem só de margem de lucro vivem alguns profissionais do ramo cinematográfico. Pois Christopher Nolan poderia fazer como tantos outros diretores fazem e planejar uma versão em disco duplo de sua película com um ou dois materiais extras que, quantitativamente falando, não chegariam a soma 16 minutos (não é mesmo, HOMEM DE FERRO 2?) para cobrar os mesmos R$ 50,00 que se cobrava tempos atrás quando ainda era interessante pagar mais por um conteúdo realmente completo. Deixando, assim, mais uma vez como única opção de compra o Blu-ray  este sim repleto de extras , sem considerar todos os amantes de sua arte que ainda se veem distantes desta nova era. Talvez você encare essas palavras como o protesto de alguém que não entrou nesta era, e eu não tiraria sua razão. Mas esse protesto não tem vez com São Nolan... Não por aqui, onde, o que vemos, é bem diferente de tudo o que foi lançado em DVD nos últimos dois anos e meio, e que me deixa maravilhado com a certeza de que com Nolan, diferente do que vemos atualmente, há sim a preocupação com os admiradores de sua arte... sejam eles consumidores do DVD ou Blu-Ray. O que vemos aqui é sim essa bebida-gaseificada-de-cor-negra toda do material extra cinematográfico.

Disco na bandeja, PLAY devidamente apertado e a festa tem início. Corrigindo um erro do passado, a qualidade do material eleva-se consideravelmente já nos primeiros minutos, quando fica claro que o recurso narrativo usado no DVD do filme anterior: O Cavaleiro das Trevas (onde não se via a imagem de quem falava, apenas seu nome surgia na tela), foi esquecido, e trouxe de volta toda aquela característica intimista de um documentário que é sempre mais interessante. Sim... não basta jogar na tela apenas as imagens de bastidores ou painéis das HQs sobre as vozes que se expressam  seus nomes indicados por legendas — para melhor compreensão... nós queremos também ver nossos artistas enquanto falam, conhecer os rostos da equipe realizadora... todos sentados em uma cadeira com um painel como um poster magnifico do filme no fundo de tela.

Divagações a parte, vamos a análise completa quanto ao conteúdo da edição.

1 de abril de 2013

X-MEN NOIR

Personagens de si mesmos, os X-MEN parecem encenar sua própria (nova) vida.

Não sou lá um grande fã do universo Noir da Marvel, mas, como colecionador compulsivo de seus encadernados mais uma novidade desta linha veio para a minha coleção assim que descoberta. Encadernado em mãos, a beleza da arte da capa chamou atenção e inspirou um olhar mais atento a sua composição. Em sua totalidade fosca, quando estrategicamente posicionada para receber o melhor ângulo de sua luz ambiente, o efeito que a reserva de verniz garante ao vestuário e acessórios dos personagens fazem-nos reluzir e contrastar com a pele e fios capilares foscos, parecendo saltar para fora como em um efeito 3D. E foi assim, após deslumbrar a visão com a fantástica arte de capa que, ao virar a página e iniciar a leitura, em mais uma grata surpresa me deparei com uma estória atraente, redonda e de fácil digestão. 

"Nova York, 1937. Peter não consegue se livrar da influência do pai. Sua irmã, Wanda, deve uma alta quantia a Remy Le Beau, proprietário do Club Creole. O pai de Peter e Wanda, Eric Magnus, é um figurão da policia: corrupto, violento e sem escrúpulos. Anne-Marrie Rankin tem o dom de se tornar quem precisa ser. Preso numa cela, Charles Xavier se pergunta o que planejam seus alunos da "Escola Xavier para a Juventude Excepcionalmente Transviada". Agora Jean Grey está morta, mas não há ninguém que possa investigar o crime. Ninguém com poder para fazer alguma coisa. Mas a quem interessaria a morte de uma das aberrações de Xavier?"

A qualidade da trama pôde ser percebida mais rapidamente do que se poderia esperar. Precisamente falando, já na primeira página, quando o desejo de um dos personagens por uma bala de menta vem à tona e percebemos que a trama acerta ao se mostrar sincera a ponto de revelá-lo, mesmo sendo uma manobra que corre o risco de parecer simples, insignificante... quando não o é. Na verdade, o íntimo do personagem é a força motora da sequencia que abre a estória  que é recheada de momentos como esse , e são desses pequenos momentos que saem surpresas interessantes. São esses os momentos que ficam na memória muito tempo depois de terminada a leitura. Engana-se quem pensa que é a ação. O que fica na mente é sempre o diálogo marcante.

14 de março de 2013

Homem ou Deus: Qual palavra tem mais peso?

Queridos, fanatismo religioso não está com nada.

Eu acabei de desconsiderar uma amiga querida na última hora por uma postura absurda, que não condiz com a história que construímos, somente por não concordar com a foto ao lado (que ela, cujo nome irei proteger, postou em seu perfil numa rede social), e dizer que Marco Feliciano é RACISTA e HOMOFÓBICO.

DEUS é tudo em nossas vidas. Isso é incontestável!

Mas o homem erra ao deixar de seguir a palavra Dele para seguir a palavra de um homem qualquer, ainda mais de um "homem" que, se preciso, pisa em sua mão e gira nos calcanhares para tirar de você o pouco que lhe resta, e não é coerente com o que a Bíblia prega. 

Pelo pouco da Bíblia que li, o vi condenar esses hipócritas que fingem falar em Seu nome. Esses hipócritas que gritam em praças públicas, os olhos semicerrados para ver quantos os observam, sem sentir Sua presença enquanto falam.

Muitas pessoas estão deixando de seguir a palavra de Deus para seguir, sob rédeas poderosas, a vontade do homem. Se permitindo ser governado por alguém que Ele próprio condena como Hipócrita.

25 de fevereiro de 2013

Os Vingadores - Edição Especial (Lata 3D + Blu-Ray Duplo + 4 Cards)

Várias versões do mesmo filme em Home Vídeo, nenhuma a sua altura.

Nos cinemas o filme foi um arrasa quarteirão —  confira nossa resenha sobre Os Vingadores - The Avengers—  Sucesso absoluto de público e crítica! Lançado em versão para telas domésticas nos mais variados formatos —  Lata com BD Duplo, 4 cards (e muitos problemas da impressão.), DVD + BD, DVD Simples com seis minutos de material extra para que ninguém se sinta no direito de por defeito, BD Duplo com extras nos dois discos, e, por último, uma versão exclusiva de uma popular loja virtual, com 3 Discos, incluindo a versão com o filme em BD-3D, e também o BD Duplo citado anteriormente , ainda assim, nenhum a altura do grandiosidade do longa ou equivalente a margem de lucro que este trouxe para seus realizadores/distribuidores. Era de se esperar que em algum momento fosse lançada no mercado uma versão realmente luxuosa, de encher os olhos e causar orgasmos nerds a um fã somente por tocar a embalagem, ainda que lacrada. Mas não foi o que recebemos, mesmo com as várias opções de compra que a Disney nos proporcionou. De todas as opções listadas acima nenhuma era aquela que esperávamos. Mas, quando tudo parecia perdido... a máxima da velha canção se fez valer:

"Mas é exatamente quando a gente está cansado, que então a sorte vem. A sorte vem!"

9 de fevereiro de 2013

LEX LUTHOR: Homem de Aço

"Mede-se o valor das escolhas de um homem por aquilo que ele abre mão para fazê-las"

É sempre mais interessante quando o psicológico está a frente do combate físico. Uma verdade absoluta. Verdade essa que Brian Azzarello, mais uma vez, traz a tona ao compor uma trama (a outra foi: Coringa) onde o adversário ícone de uma prata da casa é o protagonista da edição, seu status vilanesco inalterado, mas com a vantagem da estória ser narrada sob sua perspectiva, lhe garantindo uma empatia maior por testemunharmos o motivo interno de cada passo para alcançar o objetivo final.

"Superman já foi chamado de muitas coisas desde que veio a público: de defensor da verdade e justiça a maior escoteiro do mundo. Conseguiu tornar a si mesmo tão humano que quase todo mundo esqueceu que ele não é um de nós. Quase todo mundo.

Apenas Lex Luthor se opõe ao último filho de Krypton para fazê-lo se dar conta do que realmente é: uma perigosa ameaça a toda a humanidade. O fim da missão eterna de Luthor para deixar Superman a seus pés nunca esteve tão próximo..."

Em uma narrativa brilhante, uma cortesia já esperada do mestre Azzarello, Luthor deixa de lado as afirmações que visam estabelecer a sua inteligência e a expõe ao leitor em seu discurso, dissecando a humanidade em palavras verdadeiras, que, em algum momento, irão atingir a você, fazendo com que se sinta analisado pelo vilão, devaneando a possibilidade dele ter acesso a sua alma, receios, anseios... ao seu eu. Quando, na verdade, o que ele tem é uma mente inteligente o bastante para entender a humanidade como um todo, e definir as unidades em palavras certeiras e embasadas. Não há maneira melhor de deixar claro que estamos diante de um personagem inteligente. Não há!

2 de janeiro de 2013

INFELIZ


O dia amanhece e você, infeliz, abre os olhos.
Se perguntando se realmente precisa abrir os olhos.

Depois que o mundo se abriu, por que você se fechou?
Não suportava a pressão. Mas hoje já não importa.


"REFRÃO"
As pessoas mudaram. O seu mundo mudou.
Seu cão já não sorri ao te ver. A vida vem se tornando insustentável.
Sua esquina já não é a mesma. Os rostos agora são outros.
Ratos substituem os cães. A vida agora é insustentável.

Então, dançando, me conte... como foi o seu dia.
Você odeia dançar. Mesmo assim eu quero ouvir.

Você riu de alguém. E alguém riu de você.
 Se sentiu envergonhada? Considerou natural.



"REFRÃO"
As pessoas mudaram. O seu mundo mudou.
Seu cão já não sorri ao te ver. A vida vem se tornando insustentável.
Sua esquina já não é a mesma. Os rostos agora são outros.
Ratos substituem os cães. A vida agora é insustentável.


Categoria: Letra de música.
Autor: Marcelo HaeS.
Data da composição: 19/12/2006.