25 de fevereiro de 2013

Os Vingadores - Edição Especial (Lata 3D + Blu-Ray Duplo + 4 Cards)

Várias versões do mesmo filme em Home Vídeo, nenhuma a sua altura.

Nos cinemas o filme foi um arrasa quarteirão —  confira nossa resenha sobre Os Vingadores - The Avengers—  Sucesso absoluto de público e crítica! Lançado em versão para telas domésticas nos mais variados formatos —  Lata com BD Duplo, 4 cards (e muitos problemas da impressão.), DVD + BD, DVD Simples com seis minutos de material extra para que ninguém se sinta no direito de por defeito, BD Duplo com extras nos dois discos, e, por último, uma versão exclusiva de uma popular loja virtual, com 3 Discos, incluindo a versão com o filme em BD-3D, e também o BD Duplo citado anteriormente , ainda assim, nenhum a altura do grandiosidade do longa ou equivalente a margem de lucro que este trouxe para seus realizadores/distribuidores. Era de se esperar que em algum momento fosse lançada no mercado uma versão realmente luxuosa, de encher os olhos e causar orgasmos nerds a um fã somente por tocar a embalagem, ainda que lacrada. Mas não foi o que recebemos, mesmo com as várias opções de compra que a Disney nos proporcionou. De todas as opções listadas acima nenhuma era aquela que esperávamos. Mas, quando tudo parecia perdido... a máxima da velha canção se fez valer:

"Mas é exatamente quando a gente está cansado, que então a sorte vem. A sorte vem!"

E não é que o poeta estava certo e a sorte veio? Veio quando a Disney anunciou um novo lançamento enlatado de Os Vingadores, dessa vez com a capa correta (que você confere ao lado, lançada em todo o mundo, menos no Brasil), incluindo o BD com o filme em 3D e trazendo de volta o BD Duplo que se encontrava na lata anterior, e trazendo de volta, também, aqueles cobiçaaaados 4 cards que toooodo mundo se matou para ter, só que não.

Mas quem disse que o poeta estava certo? Tava certo coisa nenhuma! Já pelo anúncio podíamos perceber que o lançamento era apenas uma forma de arrancar mais dinheiro do povo colecionador, que não consegue ver algo novo sobre um produto que adora sendo lançado e já faz o possível para garanti-lo em sua estante, ainda que possua outra versão do mesmo. Pobres colecionadores. Com isso, se você pensa que a galera la de cima não se importa conosco, saiba que se importam, e, para que ninguém possa afirmar que o conteúdo desta nova lata é o mesmo da edição anterior (aquela cheia de problemas na pintura), eles disponibilizaram a foto acima que exibe de maneira definitiva que essa versão tem o disco em 3D... mas tem também os mesmos 4 cards, o Blu-Ray Duplo com os mesmos extras e... só.

Só? Eu disse: só? Claro que não. Pra fazer você se arrepender, também de maneira definitiva, o BD Triplo, que era para ser o protagonista da edição, nos é entregue em uma capinha sem vergonha, numa versão Slim (Essa com uma tarja amarela ridícula que você confere ao lado) e, pasme, sem sequer uma luva com efeito lenticular, que é comum em Blu-Rays 3D, uma luva com efeito metalizado ou mesmo uma luva de papelão, mas ainda assim uma luva para enebriar o fã e camuflar a preguiça(?) da Disney, com força suficiente para reduzir toda essa reclamação a nada.

Reclamação essa que vem baseada em um passado recente, onde o material que encontramos nos filmes (na versão DVD ou Blu-Ray) que iniciaram a Fase 1 para chegarmos a esse clímax: HOMEM DE FERRO, O Incrível HULK e HOMEM DE FERRO 2, chegaram as prateleiras embalados em luvas fantásticas, que, no caso da continuação HOMEM DE FERRO 2, na versão em DVD, o salvou dos portões do inferno  pois foi a vontade que tive ao constatar que o DVD HOMEM DE FERRO 2 não somava 20 minutos de extras se juntássemos a minutagem dos dois únicos materiais.   Pensa que para por ai? Não para, não. Pois as luvas encontradas apenas na versão Blu-Ray 3D dos filmes THOR e CAPITÃO AMÉRICA - O Primeiro Vingador fazem valer cada um dos muitos centavos que o fã depositou no produto.

Dito isso, fica a pergunta: Como que OS VINGADORES, o ponto central deste arco que a Marvel planeja para os cinemas a longos e ansiosos anos, recebe uma edição tão aquém de sua grandiosidade se os filmes que levaram a ele, e que não somaram metade do que representou para a crítica, público e retorno financeiro, tiveram um tratamento em DVD (nem todos) e em Blu-Ray (todos) digno de sua trajetória cinematográfica?

Não se pode dizer que é de se estranhar tal postura, pois fica evidente que a luva não foi uma opção porque elevaria os gastos na criação do produto, o que reduziria o retorno financeiro. Sabendo que o filme foi essa bebida-negra-viciante-e-gaseificada toda, sabia-se também que venderia como água mesmo se fosse lançado em sacolas de super mercado. Logo... pra que gastar mais se podemos gastar menos e, ainda assim, vender tanto quanto venderíamos se tivéssemos caprichado e entregue uma versão luxuosa em Blu-Ray?

Errados somos nós, que ignoramos as evidência e fomos lá e compramos cada uma das versões que eles lançaram no mercado!

2 comentários:

  1. Maldita verdade, cada palavra descreve perfeitamente o tamanho da preguiça da Disney em presentear os fãs com um produto bonito, bem tratado, coisa de colecionador.

    E depois de tantas versões(e versões, e versões, e...) vem essa que prometia ser A EDIÇÃO DE COLECIONADOR, e só prometeu mesmo. Maldita falsa promessa, maldita avareza e maldita falta de zelo com o público pagante.

    Capa slim podre, e uma lata de biscoitos "cheia de vazio", como diz Chris Cornell.


    Pra afogar tanto lamento só correndo para as belíssimas capas da fase 1 citadas pelo Marcelo Haes no texto acima. Até a edição especial em DVD do Hulk de 2003 deixa essa "poderosa" dos Vingadores no chinelo.

    Trágico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parece ser a sina do colecionador aqui no Brasil, Jonathan.
      Mas sabe o que é pior? Nada vai mudar.
      E nada vai mudar porque eles vão continuar lançando essas edições capengas, e nós, consumidores, vamos continuar reclamando... mas comprando.

      O dia em que boicotarmos todos os produtos que se revelarem aquém do que merecemos, ensinaremos a essa produtoras a não nos desprezar enquanto pagantes.

      Excluir