Há muito tempo ouço falar que as HQ's deixaram de ser coisa de criança, e, confesso, partilho este pensamento com muitos amantes da Identidade Secreta. Mas como a diversidade se faz necessária em cada realidade, torna este pequeno pensar um improério para muitos. A eles, sugiro:
"LEIAM ESSA HQ."
Sim, existem muitas bobagens no mundos das HQ's. Muitas tramas escritas apenas porque o personagem título precisa estar nas bancas no mês seguinte. Mas aqueles com boas ideias não são coisa rara no mercado, raros mesmos são gênios da nona arte e, convenhamos. . . Geoff Johns tem cadeira cativa nessa turma.
"Antes de se tornar o maior de
todos os Lanternas Verdes... Antes de inadvertidamente ser o responsável
pela ruína da Tropa dos Lanternas Verdes... Antes de seu renascimento como o
mais poderoso protetor do universo... o terrestre Hal Jordan era apenas um
piloto de testes combalido sem meios para voar... Até que o alienígena moribundo
Abin Sur lhe concedeu seu anel energético, a arma mais poderosa em todo o
universo – e seu ingresso em uma realidade que Jordan jamais imaginou.
Mas há uma
origem secreta por trás da bem conhecida história de Hal Jordan. E quando ele e
seu oficial superior, o lanterna verde Sinestro, investigam a morte de Abin,
ambos se encontram no rastro de uma mortífera e poderosa criatura que detém o
conhecimento dos segredos mais sombrios dos Guardiões do Universo – e da
profecia oculta que ameaça o fim de toda a vida como nós a conhecemos.
Ele pode
ter vencido muitas batalhas ao longo de sua carreira, mas se Hal Jordan deseja
realmente entender tudo sobre a ameaça da Noite Mais Densa, ele deve primeiro
aprender a verdade enterrada em sua origem secreta."
Ao esmiuçar com brilhantismo a vida de Hal Jordan até se tornar o responsável pelo setor 2814, percebemos a eficiencia do seu texto ao apresentar o passado do personagem em poucas páginas, estabelecendo-o logo no inicio e nos permitindo acompanhar sua evolução até tornar-se um homem capaz de reconhecer falhas jamais percebidas. Podendo, enfim, superar e corrigir seus erros. O que me leva a considerar um fato que atormenta a cabeça de muitos fãs do personagem: "com um personagem estabelecido em um universo grandioso de forma tão simples, por que o aguardado longa metragem LANTERNA VERDE - O Filme deixou de beber de uma fonte tão precisa, segura e louca para ser adaptada? Vai saber.
Um ponto que muito soma a favor nesta leitura é a narrativa em off, utilizada com sabedoria e definindo/esclarecendo pontos importantes para a trama. Funcionou tão bem, que é impossível imaginar a HQ sem o recurso.
Geoff Johns é mesmo um gênio. Sim, ele é. E além de gênio, é também um danadinho. Suas, um tanto machistas, insinuações sexuais e palavreados de baixo calão surgiram quando jamais poderia imaginar. Um heroi falando: "Puta que o pariu" é de deixar com o queixo na mão o ser humano mais ousado. Um sinônimo de perfeição poderia agir de tal forma? Sim. Pois as HQ's eram coisas de criança há 50 anos atrás, e essas crianças agora cresceram e, com elas, a mente das gerações sucessoras, permitindo mais ousadia em menos padrão. Padrão que o Brasileiríssimo Ivan Reis conhece muito bem no universo das HQ's, e quebra sem temor algum. Eu, fã de Jim Lee achava que nada mais poderia me surpreender em espetáculo de cores numa HQ, só não sabia que o "nada mais" tinha outro nome: Ivan Reis. É um orgulho para um Brasileiro ver um irmão de pátria ter seu talento reconhecido por todo o Globo.
LANTERNA VERDE: Origem Secreta de Geoff Johns e Ivan Reis:
LEITURA INDISPENSÁVEL